Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Crostini de Atum

Receita indicada por uma amiga na Itália, para saborear com um vinho!

Ingredientes:

1 lata de Atum sólido em óleo
1 pimentão amarelo em cubos pequenos
2 tomates sem pele, sem sementes
1/2 xícara (chá) de azeitona preta picada
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de manjericão picado
6 fatias de pão italiano bola
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
2 colheres (sopa) de azeite

Como Preparar

Misture os 6 primeiros ingredientes e espalhe sobre as fatias de pão. Polvilhe com o queijo. Leve ao forno (médio) por 5 minutos ou até dourar um pouco. Regue com o azeite. Sirva a seguir. Uma delícia!

terça-feira, 12 de abril de 2011


Uma RECEITA FRANCESA que encontrei há muitos anos num livro da Vó Alegria com estes dizeres:
"Esta receita foi descoberta recentemente em um livro de receitas para o Ano Novo do antigo bairro judeu de Paris. Tal livro fazia parte de um lote de antiguidades, levado a leilão em Londres em 1998. Estima-se ter sido escrito no período napoleônico"
Poire Pochée
Ingredientes
8 peras bem rijas
2 xícaras (chá) de vinho tinto para sobremesa
suco de 1/2 limão
1 xícara (chá) de açúcar
3 paus de canela
1 baga de baunilha (ou 2 gotas de extrato)
1 col. (sopa) de raspas de casca de limão
Preparo
Descasque as peras com o cabinho. Utilize uma panela grande o suficiente para nela caberem todas as pêras. Coloque o vinho, o suco de limão, o açúcar, a canela, a baunilha, as raspas e 1 xícara (chá) de água. Deixe ferver por 1 minuto. Coloque as peras e cozinhe até amaciarem (de 10 a 15 minutos).
Retire-as e deixe o caldo reduzir à metade. Deixe esfriar por 5 minutos, coe e cubra as peras.
Quem descobriu a receita acrescentou: Leve à geladeira e sirva só, ou com o sorvete.


CURIOSIDADES DA COMIDA JUDAICA:
Vocês sabem o que é “Schmaltz” ?
Schmaltz foi um ingrediente muito usado nos séculos passados. Hoje em dia, a preocupação com a saúde é muito grande, por causa do colesterol e calorias, por isso não podemos abusar do Schmaltz e sim usá-lo só para melhorar o sabor da comida.
Este ingrediente dá um sabor especial à cozinha Ashkenazi. É a banha amarela que encontramos no frango cru. Para se preparar o Schmaltz, se junta pequenas porções dessa gordura amarela, estocando-se aos poucos no congelador. A gordura deve ser picada em pequenos pedaços e derretida numa grande frigideira, acrescida (se quiser) de pele de galinha igualmente picada. A cebola picada acrescida à mistura na hora de fritar é um ingrediente indispensável para conferir seu sabor. A pele do pescoço da ave é mais rica em gordura, e que, normalmente, é desprezada, mas é excelente para o preparo do Schmaltz. 

Para não ficar na teoria, experimente essa receitas para Pessach, ondeusamos schmaltz:
 
 





Frango Recheado com Batata.  

INGREDIENTES
1 frango grande lavado e previamente temperado com sal, pimenta e 1 cebola ralada (reservar fígado e moela) e 1 xícara de cebola picada; 2 a 3 batatas descascadas e raladas (cerca de 600g), 1 ovo levemente batido, 1 colher de sopa de farinha de matzá e uma pitada de pimenta-do-reino preta moída na hora
 

MODO DE PREPARO
Retire do frango o máximo de sua gordura e transforme-a em Schmaltz.
Com ¼ de xícara dessa gordura derretida, adicione a cebola e refogue por 10 minutos numa frigideira.
Enquanto isso ( se gostar acrescente à cebola frita o fígado e a moela moídos). Acrescente a batata e cozinhe por 4 a 5 minutos, mexendo sem parar.
Deixe esfriar, acrescente o ovo, a farinha de matzá, o sal e a pimenta.
Com essa mistura, recheie o frango, costure as extremidades e coloque-o para assar por 2 horas, regando com o suco da carne que for se formando.
Vire o frango para corar por igual.
Se necessário pingue água no recipiente para formar caldo.
Sirva cortado em pedaços, colocando o recheio numa outra travessa.


sexta-feira, 8 de abril de 2011


BATATAS SUIÇAS (Gladis K.)

Modo de Fazer:

Cozinhe batatas c/casca. Não devem ficar macias, praticamentes dê uma fervura. Deixe esfriar na geladeira. Depois de bem frias, descasque as batatas e corte-as em tiras bem fininhas.

Numa frigideira frite em óleo bacon picado e cebola picada. Quando o bacon estiver bem torradinho misture esta fritura à batata com cuidado. Coloque sal e pimenta ao gosto.

Coloque azeite numa frigideira grande, deixe esquentar e coloque a batata já com os temperos, apertando em cima com a mão para ficar bem unida. Deixe no fogo até dourar em baixo, vire num prato e leve à mesa.


Torta Rápida de Limão para Pessach (Claudia K.)

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de matzá e o que baste de margarina para fazer uma massa para forrar o pirex.

Recheio

1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de creme de leite
2 unidade(s) de limão espremido(s)

Modo de Preparo:

Misture a farinha de matzá com a margarina amolecida. Numa forma redonda de vidro, jogue esta mistura até o ponto de poder modelar a massa no fundo e nas bordas da fôrma. Com um garfo, faça furinhos na massa e coloque no forno por cerca de 10 minutos. Reserve.

Recheio: Bata todos os ingredientes no liqüidificador e, após a massa esfriar, jogue-o todo por cima e o enfeite com raspas de limão. Deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas.


Uma novidade que aprendi para o Seder do PESSACH deste ano!

Prepare as bolinhas de acordo com a sua receita, mas em 1/3 das bolas misture espinafre batido, em outro 1/3 de bolinhas acrescente um pouco de purê de moranga e o resto das bolinhas deixe na cor natural de matzá! Coloque uma por uma no caldo fervendo para cozinhar naturalmente.

O caldinho com as bolas tricolores chamará a atenção de todos para a novidade do ano!